domingo, 28 de outubro de 2007

O freak show da obra “Freakonomics” no Brasil

DIREITO PENAL










Eu Sou Favela
Bezerra da Silva

Composição: Sergio Mosca - Noca da Portela

" Em defesa de todas as favelas do meu Brasil,
aqui fala o seu embaixador"

A favela, nunca foi reduto de marginal
A favela, nunca foi reduto de marginal

Ela só tem gente humilde Marginalizada
e essa verdade não sai no jornal

A favela é, um problema social
A favela é, um problema social

Sim mas eu sou favela
Posso falar de cadeira

Minha gente é trabalhadeira
Nunca teve assistência social

Ela só vive lá
Porque para o pobre, não tem outro jeito
Apenas só tem o direito
A um salário de fome e uma vida normal.

A favela é, um problema social
A favela é, um problema social



O economista Steven Levitt em sua obra intitulada “Freakonomics” (clique aqui para ver a obra na íntegra) infere que o aborto foi responsável por até 50% da queda na criminalidade nos Estado Unidos.
Na carona deste pensamento, e com uma margem de extrapolação absurda, na última semana, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral fez menção a obra de Levitt com a finalidade de defesa do aborto como política de segurança pública, ao dizer que a favela da Rocinha "é uma fábrica de produzir marginal".
É destoante a inferência de Levitt ao concluir a relação de causa e efeito entre a liberação do aborto e a queda da criminalidade, da conclusão que governador Sérgio Cabral faz em associar o aborto às políticas de segurança pública.
Se partirmos deste viés, daqui a pouco será justificado e expandido o velho jargão preconceituoso de que: “bandido bom é bandido morto” mesmo que ainda no ventre da mãe, embora seja indubitável que nem todo morador de favela é um criminoso, assassino ou traficante.
Os desdobramentos deste tipo de pensamento em nada auxiliam o debate pela descriminalização do aborto, muito menos na discussão sobre segurança pública.




(Tarsila do Amaral: Morro da favela, 1924)

Referência:

LEVITT, Steven. DONOHUE John. The Impact of Legalized Abortion on Crime disponível em < http://pricetheory.uchicago.edu/levitt/ > acesso em 28 de outubro de 2007.

Nenhum comentário: